Badu e Cris: uma psicoteologia do cotidiano

Podcast Badu e Cris

Badu, o télogo, Cris, a psicóloga, fazem uma mistura fina num bate papo semanal que lança um olhar psicoteológico sobre o cotidiano. É pois sobre esse dia a dia com suas tretas, tramas e dramas que nos debruçamos. Juntamos esses dois saberes, a teologia e a psicologia para mergulhar nos desafios que nos cercam. Enfrentamos com coragem, mas com uma certa leveza questões que nos tocam a mente e o coração. Vem com a gente.

Episodes

  1. 4. Nem Deus Perdoa Tudo

    05/28/2022

    4. Nem Deus Perdoa Tudo

    Fala pessoal, tudo bem com vocês? Por aqui tudo bem. Temos trabalhado bastante para construir um podcast interessante, a cada dia com episódios que te façam refletir sobre sua vida, e sobre as relações que te cercam. Dentro deste espírito, preparamos uma coisa diferente para vocês hoje: gravamos uma sequência de três episódios sobre um mesmo tema. E isto se justifica: o tema em questão são as situações que envolvem a delicada e complexa missão do Perdão, palavrinha difícil de se colocar em prática, tanto na hora de se pedir perdão, como na nossa vez de conceder o perdão. Quando conversamos sobre este tema, como fazemos sempre antes de gravar, ficou claro para nós que precisávamos analisar o tema sobre três mirantes: o motivo sobre o qual se deve pedir perdão a alguém; a pessoa que deveria fazer o pedido de perdão; e a pessoa que, em recebendo tal pedido, deveria perdoar ou não. Este 4º. Episódio – e o primeiro do que chamaremos de “Trilogia do Perdão” – tem o instigante título “Nem Deus perdoa tudo” e traz nossa análise sobre a questão que envolve os fatos que merecem um pedido de perdão. Para tal, criamos um neologismo, isto é, uma palavra nova chamada “Perdoômetro”, um aparelhinho imaginário, composto de “graus”, como num termômetro, que mediria, por assim dizer, os critérios que poderiam “esquentar” ou “esfriar” as chances de alguém ser perdoado. Quer saber quais seriam estes graus? Ouça este primeiro episódio da “Trilogia do Perdão” que a gente te conta. E depois você conta pra gente o que achou desse nosso novo “aparelho”. Será que vale a pena a gente patentear esta invenção?

    39 min
  2. 3. Amor e Sexo em Tempos de Tinder

    05/21/2022

    3. Amor e Sexo em Tempos de Tinder

    Fala gente querida, é com muito interesse que convidamos você para ouvir o terceiro episódio do nosso podcast “Badu e Cris, um olhar psicoteológico sobre o cotidiano”. Vem ouvir a gente!!! O título deste 3º. episódio é extremamente instigante: “Amor e Sexo em tempos de Tinder”. O que vocês acham que a gente conversou, partindo do pressuposto de que nós não somos usuários deste tipo de aplicativo? Na verdade, talvez tenha sido um dos episódios mais interessantes porque falamos, não de um “Lugar de Fala”, mas de um “Lugar de Escuta”, termo que a Cris Werner usa já algum tempo, desde que conheceu o conceito de “Lugar de Fala”. Além disso, Badu trouxe o pensamento de um filósofo, que nos alerta para o fato de que: nem quem está dentro de um processo/fenômeno, e nem quem está fora dele, dominam plenamente este fenômeno/processo. Partindo desta premissa, nos achamos autorizados a partilhar, com vocês, o que achamos de muito legal nesses aplicativos modernos de encontro (sendo a palavra “Tinder” uma referência a todos os demais), assim como falamos, abertamente, sobre o que nos preocupa neles. O episódio está bem interessante porque sempre que se fala de Sexo, Amor, Religião e Comportamento Humano sabemos iremos para um dos lugares mais temidos por todo mundo: o lugar da intimidade, das escolhas, dos preconceitos e dos dogmas. Venha ouvir a gente e depois partilhar o que você acha de legal, e também de preocupante nestes aplicativos. E vamos ao amor! E ao sexo! E não necessariamente nesta ordem... E nem obrigatoriamente um seguido do outro....

    52 min
  3. 2. Pessoas Tóxicas, para todo mal a cura

    05/14/2022

    2. Pessoas Tóxicas, para todo mal a cura

    Olá pessoal, é com muita alegria que nós convidamos você para ouvir o segundo episódio do nosso podcast “Badu e Cris, um olhar psicoteológico sobre o cotidiano”. Vem ouvir a gente!!! Este 2º. Episódio traz uma proposta no título “Pessoas Tóxicas: para todo mal, a cura”. Mas será que é tão fácil assim, curar pessoas tóxicas??? Quem somos nós na “fila do pão”: as pessoas que agem de forma tóxica, que precisam ser curadas; ou aquelas que sofrem com o veneno das outras pessoas, para quem desejamos a cura??? Na primeira parte deste episódio nós tentamos mapear as principais características das pessoas tóxicas, na nossa visão psicoteológica, trazendo os traços dominantes desta característica de personalidade, e de como estes atributos destilam veneno nas relações interpessoais. Na segunda e terceira partes deste episódio fizemos um verdadeiro “rasga peito”: primeiro confessamos onde a irritação e o aborrecimento nos pega de jeito, no trato com estas pessoas; e finalizamos contando para vocês “o dia em que fomos pessoas tóxicas”. Admitimos que foi bem terapêutico este momento: Badu saiu com vontade de pedir perdão para um velhinho especial; e eu com o dever de casa de achar duas bonecas vintage!!! Mas que loucura foram estas??? Venha ouvir e se “confessar” também nos nossos canais de contato. Vamos esperar estes desabafos terapêuticos. E que haja cura para todos e todas nós, como propõe, divinamente, a canção!!!!

    35 min

About

Badu, o télogo, Cris, a psicóloga, fazem uma mistura fina num bate papo semanal que lança um olhar psicoteológico sobre o cotidiano. É pois sobre esse dia a dia com suas tretas, tramas e dramas que nos debruçamos. Juntamos esses dois saberes, a teologia e a psicologia para mergulhar nos desafios que nos cercam. Enfrentamos com coragem, mas com uma certa leveza questões que nos tocam a mente e o coração. Vem com a gente.