Os três elementos

Os três elementos / TocaCast

O Podcast de ciência! 🧪 Somos os Três Elementos, um trio de mentes curiosas no universo científico. Carlos Ruas traz humor e arte para descomplicar a ciência. Emilio Garcia revela descobertas intrigantes. Pirulla mergulha nas complexidades da vida! Rede vizinha @ostreselementospodcast Produzido nos estúdios da TocaCast!

  1. 21h ago

    Einstein era SOCIALISTA?

    Emilio Garcia e Mila Massuda recebem Vitor Soares, professor de História e criador do podcast História em Meia Hora, para conversar sobre um aspecto menos conhecido da trajetória de Albert Einstein: suas ideias políticas e sua defesa do socialismo. Por que um dos cientistas mais famosos da história decidiu escrever sobre economia, desigualdade e organização social? Quais eram suas críticas ao capitalismo? E que tipo de sociedade Einstein imaginava?Terceira Jornada com Os Três Elementos e Bibi Bailas (@FísicaeAfins)Destino: JapãoClique no link abaixo:https://www.inclusivetravel.com.br/saidas/1174/ Vitor Soares: @profvitorsoaresHistória em Meia Hora: @historiaemmeiahoraHistória Pros Brother: @historiaprosbrotherFicha técnicaEdição: Visage Agênciahttps://www.instagram.com/visageagenciaaudiovisual/ Produção: Mila Massuda e TocaCastDireção: Clayton HeringerSom: Juscelino FilhoGravado nos estúdios TocaCast, uma iniciativa da Tocalivros.https://www.tocalivros.com/Apoie o Pirulla:Para apoiar o Pirulla em sua recuperação, acesse:https://www.vakinha.com.br/pirullaConheça Coisa Nossa, o novo livro-reportagem de Leandro Demori, e apoie a campanha no Catarse:https://www.catarse.com.br/coisa-nossa Apoie o canal Os Três Elementos:💛 Programa de apoiadores recorrentes:https://apoia.se/ostreselementos Conheça nossos conteúdos:🦴 Pirulla - Canal do Pirullahttps://www.youtube.com/@Pirulla25 🧠 Emilio Garcia - BláBláLogiawww.youtube.com/@blablalogia ✏️ Carlos Ruas - Um Sábado Qualquerhttps://www.instagram.com/umsabadoqualquer/ 📌 Se inscreva no canal e ative o sininho para não perder nenhum episódio!📢 Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre esse tema!

    Einstein era SOCIALISTA?
  2. 2d ago

    Por que o Japão come KFC no NATAL?

    Emilio Garcia, Carlos Ruas e Mila Massuda conversam sobre uma das tradições natalinas mais curiosas do Japão: comer frango frito do KFC. Em dezembro, as lojas da rede recebem filas enormes e chegam a vender várias vezes mais do que em dias comuns, embora a origem exata dessa associação entre o Natal e o frango frito ainda seja cercada por versões contraditórias.Terceira Jornada com Os Três Elementos e Bibi Bailas (@FísicaeAfins)Destino: JapãoClique no link abaixo: https://www.inclusivetravel.com.br/saidas/1174/Ficha técnicaEdição: Visage Agênciahttps://www.instagram.com/visageagenciaaudiovisual/ Produção: Mila Massuda e TocaCastDireção: Clayton HeringerSom: Rafael de Falco e Juscelino FilhoGravado nos estúdios TocaCast, uma iniciativa da Tocalivros.https://www.tocalivros.com/Apoie o Pirulla:Para apoiar o Pirulla em sua recuperação, acesse:https://www.vakinha.com.br/pirullaConheça Coisa Nossa, o novo livro-reportagem de Leandro Demori, e apoie a campanha no Catarse:https://www.catarse.com.br/coisa-nossa Apoie o canal Os Três Elementos:💛 Programa de apoiadores recorrentes:https://apoia.se/ostreselementos Conheça nossos conteúdos:🦴 Pirulla - Canal do Pirullahttps://www.youtube.com/@Pirulla25 🧠 Emilio Garcia - BláBláLogiawww.youtube.com/@blablalogia ✏️ Carlos Ruas - Um Sábado Qualquerhttps://www.instagram.com/umsabadoqualquer/ 📌 Se inscreva no canal e ative o sininho para não perder nenhum episódio!📢 Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre esse tema!

    Por que o Japão come KFC no NATAL?
  3. 5d ago

    Como é uma missão humanitária? com @MarianaConti ​

    Duas vezes a vereadora mais votada de Campinas, Mariana Conti construiu sua trajetória na defesa dos serviços públicos, dos trabalhadores, das mulheres e do meio ambiente. Em 2025, sua atuação ganhou repercussão internacional ao integrar a Global Sumud Flotilla, uma missão humanitária que buscava levar alimentos e medicamentos à Faixa de Gaza. A expedição foi interceptada por militares israelenses em águas internacionais, e os participantes foram detidos antes de serem repatriados.Nesta conversa, Emilio Garcia e Carlos Ruas discutem o papel de um vereador, os limites e possibilidades da atuação política, a participação em missões humanitárias e como decisões tomadas em diferentes esferas (do município ao cenário internacional) podem impactar a vida de milhões de pessoas.Redes da Mariana Contihttps://www.instagram.com/marianaconti_psol/Terceira Jornada com Os Três Elementos e Bibi Bailas (@FísicaeAfins)Destino: JapãoClique no link abaixo:https://www.inclusivetravel.com.br/saidas/1174/ Ficha técnicaApresentação: Emilio Garcia, Carlos Ruas, Pirulla e Mila MassudaProdução: Mila Massuda e TocaCastDireção: Clayton HeringerCâmera e som: Juscelino FilhoThumb/Designer: Caio MonteGravado nos estúdios TocaCast, uma iniciativa da Tocalivros.https://www.tocalivros.com/Apoie o Pirulla:Para apoiar o Pirulla em sua recuperação, acesse:https://www.vakinha.com.br/pirullaApoie o canal Os Três Elementos:💛 Programa de apoiadores recorrentes:https://apoia.se/ostreselementosConheça nossos conteúdos:🦴 Pirulla - Canal do Pirullahttps://www.youtube.com/@Pirulla25🧠 Emilio Garcia - BláBláLogiawww.youtube.com/@blablalogia✏️ Carlos Ruas - Um Sábado Qualquerhttps://www.instagram.com/umsabadoqualquer/📌 Se inscreva no canal e ative o sininho para não perder nenhum episódio!📢 Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre esse tema!

    Como é uma missão humanitária? com @MarianaConti ​
  4. Jul 18

    Por que japoneses presenteiam com frutas?

    Emilio Garcia e Carlos Ruas conversam sobre uma tradição curiosa da cultura japonesa: presentear pessoas com frutas. No Japão, frutas podem ser muito mais do que alimentos. Algumas variedades são cultivadas com extremo cuidado, vendidas por valores surpreendentes e oferecidas como presentes em ocasiões especiais. Bora saber sobre a origem desse costume, o papel social das frutas de luxo e o que essa tradição revela sobre valores culturais, agricultura e relações sociais no Japão.Terceira Jornada com Os Três Elementos e Bibi Bailas (@FísicaeAfins)Destino: JapãoClique no link abaixo:https://www.inclusivetravel.com.br/saidas/1174/Ficha técnicaProdução: Mila Massuda e TocaCastDireção: Clayton HeringerVideo: Welington SeverianoSom: Juscelino FilhoEdição: Visage Agênciahttps://www.instagram.com/visageagenciaaudiovisualGravado nos estúdios TocaCast, uma iniciativa da Tocalivroshttps://www.tocalivros.com/Apoie o Pirulla:Para apoiar o Pirulla em sua recuperação, acesse:https://www.vakinha.com.br/pirullaApoie o canal Os Três Elementos:💛 Programa de apoiadores recorrentes:https://apoia.se/ostreselementosConheça nossos conteúdos:🔬 Biologia em Meia Hora/@biologiaemmeiahora✏️ Um Sábado Qualquer/umsabadoqualquer🧠 BláBláLogia/@blablalogia🦴 Canal do Pirulla/@pirulla25📌 Se inscreva no canal e ative o sininho para não perder nenhum episódio!📢 Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre esse tema!

    Por que japoneses presenteiam com frutas?

Ratings & Reviews

5
out of 5
4 Ratings

About

O Podcast de ciência! 🧪 Somos os Três Elementos, um trio de mentes curiosas no universo científico. Carlos Ruas traz humor e arte para descomplicar a ciência. Emilio Garcia revela descobertas intrigantes. Pirulla mergulha nas complexidades da vida! Rede vizinha @ostreselementospodcast Produzido nos estúdios da TocaCast!