Ponto de Ordem

João Massano

O Ponto de Ordem é o espaço de comentário e análise jurídica do Canal NOW, com João Massano, Bastonário da Ordem dos Advogados. A cada episódio, olhamos para os temas que marcam a actualidade da Justiça, da Advocacia e da vida pública, explicando o que está em causa, quais os impactos para os cidadãos e que respostas devem ser dadas pelas instituições. Com linguagem clara, sentido crítico e atenção aos direitos fundamentais, o Ponto de Ordem aproxima a Justiça de todos, promovendo literacia jurídica, debate informado e uma visão independente sobre os grandes temas do país.

  1. Jul 22

    Episódio #021 | Os alunos afetados pelos exames estão realmente protegidos?

    No programa “Ponto de Ordem”, emitido esta quarta-feira, 22 de julho, no canal NOW e apresentado por João Ferreira, o Bastonário da Ordem dos Advogados, João Massano, analisou alguns dos principais temas da atualidade política e judicial. Em destaque esteve a decisão de o Ministério Público assumir a investigação relacionada com o atual ministro da Administração Interna, afastando a Polícia Judiciária de um processo que envolve o seu antigo diretor nacional. João Massano considerou adequada esta opção, por garantir a necessária independência e imparcialidade da investigação, e explicou ainda em que consiste o crime de descaminho. A situação do ministro da Educação e os problemas na classificação dos exames nacionais voltaram também a estar em análise. O Bastonário alertou para a necessidade de esclarecer, de forma concreta, se os alunos afetados poderão concorrer ao ensino superior em igualdade de circunstâncias, nomeadamente no acesso às vagas da primeira fase. Nos “Casos da Semana”, foram abordados o caso da criança de 11 anos que esfaqueou o pai para defender a mãe, a reintegração na GNR do militar que sobreviveu ao ataque de Pedro Dias e a absolvição de Ricardo Salgado e de outros arguidos num processo relacionado com uma alegada tentativa de corrupção. Na rubrica “Voz do Cidadão”, João Massano explicou que o abandono de animais é crime e deixou recomendações práticas para quem seja vítima de uma burla informática, desde o contacto imediato com o banco à apresentação de queixa junto das autoridades. Envie as suas questões para: pontodeordem@oa.pt

  2. Jul 1

    Episódio #019 | Justiça, responsabilidade do Estado, corrupção, fraude à Segurança Social, segredo de justiça e burlas a cidadãos.

    No programa Ponto de Ordem, emitido a 1 de julho no Canal NOW, com apresentação da jornalista Marisa Caetano Antunes, João Massano, Bastonário da Ordem dos Advogados, analisou vários temas da atualidade judicial e social. Em destaque estiveram as suspeitas de fraude relacionadas com falsas pensões de invalidez, a eventual utilização indevida de funções públicas, os crimes de corrupção, falsificação de documentos, fraude e burla qualificada, bem como a dificuldade do Estado em detetar esquemas que lesam todos os contribuintes. O Bastonário comentou ainda a condenação do Estado ao pagamento de uma indemnização a José Sócrates por violação do segredo de justiça no âmbito da Operação Marquês, sublinhando a importância da responsabilidade do Estado na proteção dos processos judiciais. Foram também abordadas burlas com falsos atropelamentos, esquemas dirigidos a pessoas vulneráveis, fraudes em arrendamentos de férias e cuidados a ter com alojamentos locais, reservas online e reclamações. Uma conversa no Ponto de Ordem, apresentado esta semana por Marisa Caetano Antunes, sobre justiça, responsabilidade pública, direitos dos cidadãos e os mecanismos que devem proteger o Estado e a sociedade. #OrdemDosAdvogados #JoãoMassano #MarisaCaetanoAntunes #PontoDeOrdem #CanalNOW #Justiça #SegredoDeJustiça #OperaçãoMarquês #Fraude #Corrupção #Burlas #SegurançaSocial

  3. Jun 23

    Episódio #018 | Advogados, erros judiciários e proteção das crianças

    No Ponto de Ordem de 23 de junho, no Canal Now, são analisados casos recentes de violência contra crianças no contexto de violência doméstica, incluindo situações em que menores foram usados como instrumento de vingança entre adultos.Neste episódio, aborda-se a proteção das crianças, o papel das CPCJ, dos tribunais e das instituições, bem como a dificuldade de prevenir situações de risco quando existem episódios anteriores de violência doméstica, problemas de saúde mental e falta de acompanhamento adequado.O programa analisa ainda o processo de infração da Comissão Europeia contra Portugal por falhas nas garantias de defesa, sublinhando a importância da presença de advogado no primeiro interrogatório. Em destaque está também um caso de erro judicial em Espanha, que reforça a relevância do trabalho da advocacia na defesa dos direitos fundamentais.Por fim, é comentado um caso em que a Segurança Social foi condenada em tribunal a corrigir uma pensão, mas não cumpriu voluntariamente a decisão judicial, obrigando o cidadão a voltar aos tribunais.Temas em análise: violência doméstica, crianças em risco, CPCJ, tribunais de família e menores, garantias de defesa, advogado no primeiro interrogatório, erro judicial, Segurança Social e cumprimento de sentenças.#OrdemDosAdvogados #PontoDeOrdem #ViolênciaDoméstica #CriançasEmRisco #Justiça #Advocacia #DireitosFundamentais #SegurançaSocial

About

O Ponto de Ordem é o espaço de comentário e análise jurídica do Canal NOW, com João Massano, Bastonário da Ordem dos Advogados. A cada episódio, olhamos para os temas que marcam a actualidade da Justiça, da Advocacia e da vida pública, explicando o que está em causa, quais os impactos para os cidadãos e que respostas devem ser dadas pelas instituições. Com linguagem clara, sentido crítico e atenção aos direitos fundamentais, o Ponto de Ordem aproxima a Justiça de todos, promovendo literacia jurídica, debate informado e uma visão independente sobre os grandes temas do país.