Andas a dormir com quem?

Andas a dormir com quem? Todos os domingos, Rita Blanco, Rui Zink e Júlia Pinheiro juntam-se a um convidado para falar daquilo que lhes anda na cabeça e na mesa de cabeceira: os livros que estão a ler. Há confissões de leitura, gargalhadas repentinas, obsessões literárias e versos declamados que passam das páginas para os nossos ouvidos. Porque tudo começa nos livros, mas raramente fica por lá. "Andas a Dormir com Quem?" é o podcast que os leitores precisavam, mas não sabiam. A primeira temporada tem o patrocínio da FNAC.

Episodes

  1. 23h ago

    Marco Neves sobre as palavras que dão forma às histórias

    Investigador na área das línguas, literaturas e culturas e professor na NOVA FCSH, Marco Neves é um homem da palavra e um dos mais conhecidos divulgadores da língua portuguesa, que cativa desde os mais novos aos mais velhos através das redes sociais, da televisão e da rádio. Autor de 23 livros, aventura-se agora, pela primeira vez, no romance policial com Morte em 22 Letras, uma obra que brinca com a língua portuguesa e procura ser muito mais do que uma simples investigação. E se a nossa língua tem um papel central no seu novo romance, também não podia ficar de fora desta conversa. O escritor revela curiosidades sobre a origem dos palavrões, a forma como são utilizados em diferentes línguas e o que nos dizem sobre a identidade de cada país. Fala-nos ainda de um livro do século XVIII que, na tentativa de corrigir e eliminar certos vícios da língua, acabou por preservar imensas expressões populares portuguesas. Entre clássicos da literatura e descobertas mais recentes, Marco Neves, Júlia Pinheiro, Rita Blanco e Rui Zink partilham recomendações, confessam algumas desilusões literárias e discutem, pelo caminho, os hábitos de leitura dos portugueses e o lugar que a cultura ocupa no país. A saber: Marco Neves: Que o Inferno Pareça Aqui, de João Zamith, Os Poemas, de Catulo, Enfermidades da Língua, de Manuel José de Paiva e José Teixeira. Júlia Pinheiro: Autobiografia do Vermelho, de Anne Carson, Eros, o Amargo e Doce, de Anne Carson. Rita Blanco: Blues para Sonny e Outras Histórias, de James Baldwin, Tão Tão Grande, de Catarina Sobral. Rui Zink: Diário de Um Sem-Abrigo, de Jorge Costa. Andas a Dormir com Quem? é um podcast original de Júlia Pinheiro, Rita Blanco e Rui Zink. Não perca, todos os domingos, um novo episódio, com música e sonoplastia de João Luís Amorim, produção de Beatriz Carvalho e coordenação de Joana Beleza. A capa é de Tiago Pereira Santos, com fotografias de Matilde Fieschi. A direção é de Daniel Oliveira. See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Marco Neves sobre as palavras que dão forma às histórias
  2. Oct 25

    Carla Madeira sobre a literatura como caminho para compreender a condição humana

    Queria ser cantora, chegou a estudar Matemática, como o pai, mas acabou por seguir outro caminho. Formada em Jornalismo e Publicidade, área a que dedicou grande parte da sua carreira, foi aos 50 anos que decidiu publicar o seu primeiro romance, “Tudo é Rio”, e tomar de assalto os leitores brasileiros e portugueses. Hoje tem quatro obras publicadas, a mais recente acabadinha de sair do forno e com o título “Quando”. Convidada deste episódio do podcast Andas a Dormir com Quem?, a autora brasileira fala sobre o seu processo de escrita e a polifonia que caracteriza os seus livros, onde as vozes das personagens se misturam com a do narrador. Carla Madeira aborda também as reações dos leitores à forma como Tudo é Rio trata a violência doméstica e o “certo fracasso” que existe sempre entre a intenção do autor e a leitura que cada pessoa faz de uma obra. Ao mesmo tempo reflete sobre a distinção entre compreender as motivações de uma personagem e desculpar os seus atos, como o perdão não é sinónimo de impunidade e como nas suas histórias procura explorar a condição humana e encontrar espaço para a empatia. Num mundo em que todos nós “somos atores” e simultaneamente “vítimas da violência”, o seu romance de estreia pretende deixar a pergunta: o que é que nós não estamos a aprender? Ao longo do episódio, recorda ainda como os livros a ajudaram a manter a ligação ao pai, quando este começou a perder a capacidade de comunicar devido à demência, e partilha também algumas das suas leituras recentes. A saber: Carla Madeira: Apeirogon: Viagens infinitas, de Colum McCann, O Louco de Deus no Fim do Mundo, de Javier Cercas. Júlia Pinheiro: Autobiografia não escrita de Martha Freud, de Teolinda Gersão. Rita Blanco: Tudo é rio, de Carla Madeira, Menino, Menina, de Joana Estrela. Rui Zink: As Raízes da Língua, de Marco Neves. Andas a Dormir com Quem? é um podcast original de Júlia Pinheiro, Rita Blanco e Rui Zink. Não perca, todos os domingos, um novo episódio, com música e sonoplastia de João Luís Amorim, produção de Beatriz Carvalho e coordenação de Joana Beleza. A capa é de Tiago Pereira Santos, com fotografias de Matilde Fieschi. A direção é de Daniel Oliveira. See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Carla Madeira sobre a literatura como caminho para compreender a condição humana
  3. Oct 18

    Miguel Guilherme sobre a leitura como forma de fugir à realidade

    De voz inconfundível, Miguel Guilherme, um dos atores e encenadores mais reconhecidos do país, com um percurso que passa pelo cinema, pelo teatro e pela televisão, é o convidado desta semana de Andas a Dormir com Quem?. À conversa com Júlia Pinheiro, Rita Blanco e Rui Zink, partilha o prazer de ler sobre “coisinhas” aparentemente sem importância, mas que, afinal, são “coisonas”, e conta como encontrou esse olhar sobre o mundo na obra de Robert Walser, o escritor suíço com quem tem dormido ultimamente.  Os quatro percorrem as suas leituras recentes e trocam ideias sobre aquelas que são as boas adaptações de obras literárias ao cinema numa conversa que desagua depois na leitura como fuga ou forma de compreender o mundo, no prazer de entrar numa livraria e na importância das bibliotecas. Afinal, o que seríamos nós sem os livros? A saber: Miguel Guilherme: O Passeio, de Robert Walser, Caminhadas com Robert Walser, de Carl Seelig, A Legião Estrangeira, de Clarice Lispector, Alexandria: A Cidade que Mudou o Mundo, de Islam Issa. Júlia Pinheiro: O Canto do Cisne: Diana, a minha irmã, de Charles Spencer. Rita Blanco: Os Despojos do Dia, de Kazuo Ishiguro, Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak. Rui Zink: Tokyo Station, de Martin Cruz Smith. Andas a Dormir com Quem? é um podcast original de Júlia Pinheiro, Rita Blanco e Rui Zink. Não perca, todos os domingos, um novo episódio, com música e sonoplastia de João Luís Amorim, produção de Beatriz Carvalho e coordenação de Joana Beleza. A capa é de Tiago Pereira Santos, com fotografias de Matilde Fieschi. A direção é de Daniel Oliveira. See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Miguel Guilherme sobre a leitura como forma de fugir à realidade

About

Andas a dormir com quem? Todos os domingos, Rita Blanco, Rui Zink e Júlia Pinheiro juntam-se a um convidado para falar daquilo que lhes anda na cabeça e na mesa de cabeceira: os livros que estão a ler. Há confissões de leitura, gargalhadas repentinas, obsessões literárias e versos declamados que passam das páginas para os nossos ouvidos. Porque tudo começa nos livros, mas raramente fica por lá. "Andas a Dormir com Quem?" é o podcast que os leitores precisavam, mas não sabiam. A primeira temporada tem o patrocínio da FNAC.

More From SIC

You Might Also Like