ORA h

Santuário de Fátima

Histórias, vidas e experiências que falam da oração como lugar de encontro privilegiado com Deus. Um podcast do Santuário de Fátima, dinamizado por Diogo Carvalho Alves. Projeto criado no âmbito do ano pastoral 2023/24, que, sob o tema "Chamados ao Encontro", apresenta Fátima como casa e escola de oração.

Episodes

  1. “Trabalhar é uma experiência orante”, Carolina Berlim

    JAN 23

    “Trabalhar é uma experiência orante”, Carolina Berlim

    Carolina Berlim, que integra o Departamento de Comunicaçãoda Província Portuguesa dos Jesuítas, é a convidada deste episódio. Na conversa, a jovem de 28 anos fala da forma como a oração pessoal e informal a fez regressar à essência da fé da qual a rebeldia da adolescência a manteve afastada por uns tempos. "Por que é que eu tenho que mudar alguma coisa na minha vida por causa de um carpinteiro morto, sobrevalorizado?", disse, nesse período, à família, num momento da vida em que sentia que a religião lhe impunha demasiadas regras à liberdade e às ideias que tinha para a vida. O tempo, as relações de infância, os novos desafios profissionais e a Espiritualidade Inaciana renovaram-lhe o olhar de espanto para a fé adormecida e, gradualmente, Carolina Berlim redescobriu o sentido da relação com Deus. “Cada uma das pessoas que fizeram parte da minha infância e que me quiseram reencontrar foi tirando uma peça da armadura que eu construí, com uma palavra amável, banal… Tudo isto levou-me a uma busca intensa, agora no lugar certo, e a voltar a casa de coração e começar a rezar como deve de ser”, descreve. Hoje, reza através da música, das conversas e do trabalho, num “fazer, ainda que não apeteça, que define o verdadeiro amor". “Mesmo quando estou a trabalhar em coisas técnicas, sinto que há uma experiência orante, porque é criar algo para pôr ao serviço e isso, para mim, é o mais importante. Eu acho que toda a vocação passa pelo serviço e esta é a minha”, assume a convidada, que trabalha no “reino digital”.

    48 min
  2. "Também se reza gritando a nossa dor", D. António Marto

    12/19/2025

    "Também se reza gritando a nossa dor", D. António Marto

    O cardeal D. António Marto é o convidado do primeiro episódio da segunda temporada do podcast do Santuário de Fátima Ora h, que mensalmente vai refletir sobre a oração como lugar de encontro privilegiado com Deus, apartir de experiências e histórias de vida. Numa conversa próxima, bispo emérito de Leiria-Fátima partilha a importância que a oração teve e tem na sua vida, desde a sua infância em Tronco, Chaves, onde a fé lhe foi transmitida no seio familiar e pelo encanto inocente das preces ensinadas pela avó, passando pelo período de seminário, até aos desafios da vida adulta e do ministério episcopal. O convidado fala do contraponto entre a fé excessivamente intelectual e "desencarnada” que os estudos lhe proporcionaram e a piedade pura e profunda que aprendeu com o pai; do momento em que descobriu Fátima e a seriedade e a transparência da sua Mensagem e de como a oração do Terço lhe serviu de âncora em momentos de dúvida e sofrimento. Como pano de fundo de toda a conversa, ao longo de cerca de uma hora, esteve a oração, vivida por D. António Marto na espontaneidade de quem fala com Deus, habitado por dúvidas, dores e esperanças. “A gente reza com as dúvidas que traz em si e que confia ao Senhor. É preciso ver que também se reza gritando a Deus, gritando a nossa dor, gritando as dores do mundo”, assume o cardeal D. António Marto, que neste primeiro episódio da segunda temporada partilha também a experiência de oração durante o Conclave que elegeu o Papa Leão XIV, no qual participou.

    1h 9m

About

Histórias, vidas e experiências que falam da oração como lugar de encontro privilegiado com Deus. Um podcast do Santuário de Fátima, dinamizado por Diogo Carvalho Alves. Projeto criado no âmbito do ano pastoral 2023/24, que, sob o tema "Chamados ao Encontro", apresenta Fátima como casa e escola de oração.