POD Pensar

Deco Proteste

POD Pensar é o podcast de ideias para consumir da DECO PROteste. Conversas com os melhores especialistas sobre os temas que dão norte à missão de defesa do consumidor.

  1. Índice de felicidade dos portugueses | POD Pensar | Ep. 65

    07/18/2025

    Índice de felicidade dos portugueses | POD Pensar | Ep. 65

    Mais do que calor e dias longos, as férias trazem consigo tempo para parar, descansar e usufruir de momentos descontraídos, jantares com amigos, e para sair da rotina. É nesta pausa, tantas vezes aguardada durante meses, que arriscamos a dizer que estamos mais felizes, longe das urgências do dia-a-dia. E é também esta pausa que nos convida a refletir, a fazer balanços. Serão os portugueses felizes? O World Happiness Report, estudo anual que mede o índice de felicidade entre mais de 140 países no mundo, publicado pela ONU em conjunto com a Universidade de Oxford, tem valido a Portugal neste tema posições medianas. Este ano, os portugueses ocuparam o 60.º lugar no ranking de países mais felizes do mundo, tendo caído cinco lugares em relação ao ano anterior, numa tabela que a Finlândia lidera há oito anos consecutivos. Outro estudo, o Global Flourishing Study, indica que as pessoas se sentem mais felizes hoje por volta dos 50 anos. Já os jovens, pelo contrário, estão cada vez menos felizes e confiantes. Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes mergulha no tema da felicidade em tempo de férias com as suas convidadas. Com ele estão Paula Senra, especialista em psicologia positiva e presidente da Associação de Psicologia Positiva e Florescimento Humano e Societal, e Rita Coelho do Vale, professora de Marketing na Universidade Católica e uma das autoras dos estudos sobre felicidade e bem-estar dos portugueses para o Observatório da Sociedade Portuguesa.

    54 min
  2. Risco sísmico: vulnerabilidade máxima, proteção mínima

    05/15/2025

    Risco sísmico: vulnerabilidade máxima, proteção mínima

    Alguns estudos sugerem que Lisboa é a segunda cidade europeia mais exposta ao risco sísmico, a seguir a Istambul. Uma vulnerabilidade à ameaça sísmica que levanta preocupações sérias quanto à capacidade de resposta do Estado e dos cidadãos, perante abalos de maior magnitude. Por essa razão, desde 2010 que se discute a criação de um fundo sísmico, que garanta mais proteção a todos, embora continue sem avançar. Tanto a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) como a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) lutam pela criação de um sistema de proteção de riscos catastróficos, com cobertura de fenómenos sísmicos nos seguros multirriscos-habitação, proposta que já foi entregue ao Governo. Atualmente, apenas cerca de 20% das habitações portuguesas estão protegidas das perdas decorrentes dos abalos sísmicos, uma vez que estes são seguros de contratação facultativa e que encarecem o prémio. Também a DECO PROteste reivindica a obrigatoriedade da cobertura dos fenómenos sísmicos e a criação de um sistema de mutualização do risco, em caso de catástrofe. Será agora que irá avançar? Neste episódio do POD Pensar, o podcast de ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes reflete sobre o tema com os seus convidados: José Galamba de Oliveira, engenheiro mecânico e presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS); Luís Guerreiro, engenheiro civil, professor no Instituto Superior Técnico e presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica; e Sandra Justino, especialista em seguros na DECO PROteste.

    58 min
  3. Finfluencers: quase sempre um investimento de alto risco

    03/13/2025

    Finfluencers: quase sempre um investimento de alto risco

    Em vésperas de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) identificar os principais aspetos que devem ser considerados pelos intermediários financeiros quando recorrem a finfluencers, bem como por estes últimos, de modo a assegurar que os conteúdos divulgados cumprem a legislação aplicável, a DECO PROteste promove um debate sobre a atividade dos influenciadores digitais financeiros. Cada vez em maior número, estes criadores de conteúdo democratizaram, por um lado, o acesso ao conhecimento financeiro nas redes sociais, transformando assuntos técnicos e de linguagem inacessível em mensagens simples, através de vídeos, com dicas práticas de investimento ou de poupança. Por outro lado, muitos deles usam este ambiente virtual, de comunicação imediata e de proximidade, para prometer ganhos fáceis em pouco tempo, com informações pouco rigorosas e falta de transparência. Face a estes desafios, e a par da vigilância do regulador CMVM, o Banco de Portugal aumentou a supervisão aos influenciadores que vendem instrumentos financeiros sem assumirem o patrocínio e já está a testar uma ferramenta de inteligência artificial para aumentar a supervisão. Também a DECO PROteste tem alertado para um controlo mais apertado a este nível. Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes modera a conversa sobre o tema entre Francisca Guedes de Oliveira, administradora do Banco de Portugal, e António Ribeiro, economista e analista de produtos de poupança na DECO PROteste.

    58 min
  4. Que novidades traz o IRS Jovem em 2025?

    02/20/2025

    Que novidades traz o IRS Jovem em 2025?

    À boleia do Orçamento do Estado, o ano de 2025 começou com novas regras para o IRS Jovem. O novo regime fiscal para quem está agora a iniciar a vida profissional prevê uma isenção total ou parcial sobre os rendimentos do trabalho dependente e independente para os jovens até aos 35 anos, desde que já não integrem o agregado familiar dos pais. Alargado agora para dez anos, seguidos ou interpolados, o benefício fiscal deixa de depender das qualificações dos jovens beneficiários. As isenções são significativas, mas serão tão atrativas quanto parecem? Este novo regime fiscal para os jovens parece já ter encontrado alguns obstáculos para contornar. A DECO PROteste detetou falhas no portal das Finanças que impossibilitam de aplicar, desde já, as taxas de retenção na fonte ajustadas aos trabalhadores independentes, o que promove uma injustiça fiscal, bem como a emissão do certificado atualizado da composição do agregado familiar já referente a 2025, e que prova que este é mesmo o primeiro ano em que o jovem reúne todos os requisitos para beneficiar deste regime. Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes modera o debate sobre as novidades e os benefícios do IRS Jovem, os obstáculos na aplicação deste regime fiscal; os desafios das novas regras; retenção na fonte e cuidados a ter na entrega do IRS. Em estúdio estão duas convidadas: Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, e Magda Canas, jurista na DECO PROteste.

    57 min

About

POD Pensar é o podcast de ideias para consumir da DECO PROteste. Conversas com os melhores especialistas sobre os temas que dão norte à missão de defesa do consumidor.