Podcast ECCOA

ECCOA - Estudos em Comunicação na Arquivologia

O podcast do programa de extensão ECCOA, uma iniciativa dos alunos e do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, para conversar sobre o universo que envolve à Arquivologia e os debates que promovam pensar "fora da caixa".

  1. قبل ٢١ ساعة

    1° Seminário Nacional de Crise Climática e Arquivos - Episódio 113

    "Quando a Crise Climática apaga Memórias, os Arquivos tornam-se Resistência."  O episódio de hoje do podcast ECCOA: Arquivologia fora da caixa, apresentado pela professora Leolíbia Linden (UFRGS), recebe o professor Jônatas Edison da Silva — recém-empossado no curso de Arquivologia da UFRGS, graduado e mestre pela UFSC e doutor em Ciência da Informação (janeiro de 2026) — para apresentar o I Seminário Nacional Crise Climática e Arquivos. O evento, idealizado por ele e promovido em conjunto com o grupo de pesquisa do ECCOA, joga luz sobre um dos temas mais urgentes e vitais da atualidade: os impactos das mudanças climáticas sobre a memória social, os documentos, os direitos e a preservação da informação. Financiado por edital da FAPERGS, o seminário ganhou força extrema após as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, evidenciando que a salvaguarda de documentos e a recuperação de acervos são fundamentais para garantir direitos e manter viva a história coletiva diante de desastres ambientais. O evento será totalmente presencial, realizado nas dependências da FABICO/UFRGS, reunindo pesquisadores, profissionais, estudantes e instituições de todo o país para construir estratégias de proteção documental, gestão de riscos, preservação digital e reconstrução informacional. Dia 1 (13/07): Mesa de abertura com as reitoras da UFRGS e da UFSM, mediada por Leolíbia Linden, debatendo o papel crítico da universidade pública frente às emergências climáticas. Dia 2 (14/07): Painéis sobre tecnologia, infraestrutura de data centers e dados climáticos, com Marcelo Dutra e o deputado Mateus Gomes, contextualizando os alertas para o fenômeno El Niño no segundo semestre. Dia 3 (15/07): Mesas-redondas focadas em sustentabilidade, transição energética, Agenda 2030 e o projeto HubDoc sobre reconstrução informacional, além de defesas de trabalhos acadêmicos. Parcerias Estratégicas: O seminário conta com o apoio técnico e institucional da Água e Solo Engenharia (mapeamento de riscos de alagamento em Porto Alegre), do HubDoc (metodologias de preservação em Santa Maria) e da Picol (soluções digitais do Rio de Janeiro). Ao final, os debates culminarão na redação do histórico Manifesto de Porto Alegre. A preservação da nossa memória e a resposta firme aos desafios ambientais dependem da nossa organização. Você está mais do que convidado a somar forças neste espaço de debate, ciência e luta institucional. Venha fazer parte da construção do Manifesto de Porto Alegre! Acompanhe as atualizações, a abertura de inscrições e o acesso ao QR Code oficial seguindo as redes no Instagram: 👉 @cca.ufrgs 👉 @eccoa.ufrgs  Descrição do Episódio🗓️ Programação do Seminário (13, 14 e 15 de Julho de 2026)📢 Convocação Geral: Participe!

    ٢٦ د
  2. ٢٩ يونيو

    O descarte seguro e sustentável em Venâncio Aires - Episódio 112

    Neste episódio do ECCOA – Arquivologia Fora da Caixa, Francisco Souza recebe a arquivista Luciana Carosio para debater a transformação na gestão documental e as práticas de vanguarda na Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul. Com uma população de aproximadamente 70 mil habitantes e mais de 135 anos de história, o município do Vale do Taquari vem ganhando destaque regional pelas suas políticas públicas de informação. Durante a conversa, exploramos a evolução do cenário arquivístico local desde a chegada da profissional via concurso público, a implementação de rotinas de descarte seguro e sustentável que viraram notícia, e como a Arquivologia se conecta diretamente com a inovação tecnológica e a cidadania. Os principais pontos deste debate incluem: Evolução do Cenário Local: O diagnóstico da realidade arquivística em Venâncio Aires e os desafios para estruturar a CPAD, as capacitações e as políticas de gestão documental. Descarte Seguro e Sustentável: O impacto e a repercussão pública do trabalho de eliminação de documentos que alia segurança jurídica e responsabilidade ambiental. Governança Digital e LGPD: A atuação da arquivista "fora da caixa" liderando frentes intersetoriais, como a adequação à LGPD e a coordenação do comitê do programa "Venâncio Sem Papel". Inovação e Parceria Tecnológica: O desenvolvimento de um software em cooperação com os alunos do IFSUL para auxiliar no cumprimento da Tabela de Temporalidade do município. Desafios no Serviço Público: Uma reflexão sincera sobre a resiliência, o poder de convencimento político e a urgente necessidade de expansão da presença de arquivistas nas prefeituras brasileiras. Produção: Projeto de Extensão Estudos em Comunicação na Arquivologia (UFRGS). Apresentação: Francisco Souza. Edição: João Pedro Maciel Silveira.

    ٤٤ د
  3. Arquivos na Lama: Episódio 3 - Arquivo da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

    ٢٢ يونيو

    Arquivos na Lama: Episódio 3 - Arquivo da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

    Neste episódio da série Arquivos na Lama, Francisco Souza recebe Samantha Signor para uma conversa sobre o contexto de atuação pós-enchente de 2024 no Arquivo da Divisão de Protocolo da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul (SPGG). A partir da experiência vivenciada durante e após as inundações que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024, o episódio apresenta os desafios enfrentados pela instituição na recuperação de documentos atingidos pelas águas, as estratégias adotadas para a salvaguarda do acervo e as transformações promovidas na gestão arquivística diante dos impactos causados pelo desastre. Os principais pontos deste debate incluem: Cenário Pós-Enchente: A dimensão dos danos sofridos pelo acervo, suas tipologias documentais e o contexto encontrado após a baixa das águas. Medidas de Salvatagem: As ações emergenciais adotadas nas primeiras horas após a enchente, os agentes envolvidos e os processos de recuperação documental. Desafios Técnicos e Institucionais: As dificuldades encontradas no tratamento dos documentos atingidos pela lama, bem como as articulações institucionais estabelecidas durante a crise. Resiliência Arquivística: As mudanças implementadas na política arquivística da instituição e as reflexões sobre gestão de riscos e preparação para futuros eventos climáticos extremos. Uma conversa fundamental para compreender os impactos das catástrofes climáticas sobre os arquivos e refletir sobre a importância da preservação documental, da gestão de riscos e da atuação dos profissionais em contextos de emergência. Produção: Projeto de Extensão Estudos em Comunicação na Arquivologia (UFRGS).Apresentação: Francisco Souza.Edição: João Pedro Maciel Silveira.

    ٤٤ د

حول

O podcast do programa de extensão ECCOA, uma iniciativa dos alunos e do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, para conversar sobre o universo que envolve à Arquivologia e os debates que promovam pensar "fora da caixa".