26 episodes

Pontes unem e fazem trajectos mais leves. Por vezes são belas, noutras apenas úteis, com a durabilidade do ferro ou a sustentabilidade da madeira, o que prevalece é a capacidade de unir um ponto ao outro. Pontes, entre nós e vocês. Este é um podcast de opinião, que pretende unir este lado ao daqueles que nos ouvem através desta ponte que é a palavra.Benjamim Ngomane, Cleide Caetano e Leocádia Valoi

Pontes Podcast pontespod

    • Society & Culture
    • 2.0 • 1 Rating

Pontes unem e fazem trajectos mais leves. Por vezes são belas, noutras apenas úteis, com a durabilidade do ferro ou a sustentabilidade da madeira, o que prevalece é a capacidade de unir um ponto ao outro. Pontes, entre nós e vocês. Este é um podcast de opinião, que pretende unir este lado ao daqueles que nos ouvem através desta ponte que é a palavra.Benjamim Ngomane, Cleide Caetano e Leocádia Valoi

    Sexo, Prazer e Liberdade

    Sexo, Prazer e Liberdade

    Levamos muito tempo para organizar o fluxo deste episódio pois, apesar de tudo, somos também parte desta sociedade que parece meio acanhada para falar de sexo, prazer e liberdade. Nossa liberdade para ter ou não ter sexo, para escolher com quem e como e para elaborar prazer desde o seu sentido mais biológico até ao emocional (e social, talvez). 

    Quando existe essa conversa, vem rodeada de imposições, binariedades, heteronormatividades e padronização. Quando vamos falar de sexo, é mais sobre como dar prazer ao outro, como previnir doenças e como não podemos ter essas conversas- já que nos tornam umas e uns grandes promíscuos.

    Qual é a tua relação com sexo? Quando pensas em quem és, consideras também se és ou não uma pessoa sexual? Toda sensualidade é sexual? Dá para ter esta conversa sem catalogar quem ousa partilhar sua experiência? Prazer responsável é oxymoron?

    Tivemos outra vez uma conversa com mais perguntas do que respostas.  Partilha connosco as tuas opiniões sobre o tema e iremos partilhar com nossos ouvintes com muito... prazer.

    • 38 min
    Estou Com Ciúmes Sim

    Estou Com Ciúmes Sim

    Responde rápido: és uma pessoa ciumenta? Não vale mentir.

    No episódio de hoje conversamos  sobre o Ciúmes. Aquele sentimento complexo que sentimos quando temos medo de perder alguém que amamos ou quando vemos sua atenção ser canalizada à uma outra pessoa.

    Como é que caracterizas os teus ciúmes? Moderado, exagerado, obssessivo ou patológico? Curiosamente, nós três temos visões muito diferentes sobre este tema.

    Benjamim jura de pés juntos que nunca expressa reacções ciumentas, Cleide diz que o dela costuma passar muito rápido e a Leocádia não só admite ter ciúmes como diz directamente para a pessoa amada.

    Foi uma conversa intensa e talvez expusemo-nos mais do que deveríamos, mas encontrar dentro de nós formas de admitir e lidar com esses sentimentos que temos medo de nomear, torna a vida mais leve.

    Escuta o Pontes na tua plataforma favorita, deixa o teu feedback, partilha com amigos e vem conversar connosco pelo Twitter e Instagram.



    #PontesPod #Podcast #Mozambique 

    • 35 min
    Mas o importante não é ajudar?

    Mas o importante não é ajudar?

    Como pessoas muito empáticas e solidárias que somos, tentamos sempre fazer o que está ao nosso alcance para ajudar alguém que esteja a passar por dificuldades. Ao fazer isso, o gesto nesta era tão digital, é muitas vezes acompanhado de uma fotografia e uma legenda profunda sobre como ajudar os outros é ajudar a si próprio. O que fica fora dessa perspectiva é que nem todos querem ser salvos e entre os que querem e precisam ser salvos, nem todos querem fazer parte do nosso feed de instagram ou dos nossos tweets. Nem todos querem ser a cara da pobreza, o rosto da guerra ou a face do abandono. 

    Mas, o importante não é ajudar? 

    Talvez seja.

    Esta é uma conversa sobre White Saviour. Sobre essa construção de "ajuda" que mais serve o nosso perfil nas redes sociais, nosso currículo e talvez um lugar no paraíso.

    Donde vem essa narrativa de que somos pobres coitados que necessitam da ajuda do outro senão... senão acabou.



    Escuta o Pontes na tua plataforma favorita, deixa o teu feedback, partilha com amigos e vem conversar connosco pelo Twitter e pelo Instagram.

    • 24 min
    Ditos Cidadãos Engajados

    Ditos Cidadãos Engajados

    Se não formos nós a fazermos alguma coisa, provavelmente alguém fará, né? Muito provavelmente não. 

    Nesta velocidade em que tudo acontece, por vezes é um atraso de agenda se engajar no desenvolvimento e participação das decisões sobre nosso bairro, nossa cidade, nosso país e nosso planeta. Podemos ser consumidos pela ideia de que o mundo é grande demais para que nossas acções façam alguma diferença e ficarmos apenas a olhar. Esta conversa é sobre os cidadãos que somos e nossas tentativas de participação. É uma conversa animada até. Não se assustem. Falamos de elitização de política também.

    A verdade é que todas pequenas acções contam. Mesmo nessas democracias limitantes e nesse "deixa andar". Nossas acções contam porque mesmo que mudanças palpáveis não venham agora, precisamos manter vivo o direito de fazer alguma coisa. Inclusive não deitem lixo na rua e nem subornem polícias, é melhor dizerem que estão a vir da vigília. Votem.



    Sugestões desta semana:

    @Benjamim : Livro "A Revolução dos Bichos" (Animal Farm) de George Orwell;

    @Leocadeea : Sigam activistas políticos que tornam discussões elitizadas, mais acessíveis. No Facebook: Fátima Mimbire, Edgar Bernardo e Cídia Chissungo.

    Encontra o Pontes na tua plataforma favorita via linktree.com/pontespod .

    • 39 min
    O Importante É Ter Saúde

    O Importante É Ter Saúde

    "Era uma vez um miúdo chamado Benjamim. Esse miúdo, não gostava de desporto; esse miúdo não fazia exercício físico. um dia, o miúdo chamado Benjamim cresceu e começou a perceber que o corpo dele já não respondia à falta de exercício e o corpo começou a crescer com ele. O corpo começou a envelhecer." Assim começa nossa conversa semanal.

    Desta vez, é sobre saúde e sobre os corpos nos quais vivemos. Falamos das nossas breves - e por vezes mais alongadas - tentativas de ser mais saudáveis. Falamos também do esforço não físico para aceitar a pele na qual estamos. Este é um episódio sobre as nossas falhas também. Este é, acima de tudo, um episódio sobre a importância de nos amarmos, sempre.



    Sugestões da Semana

    @Leocadeea : Twerk (ou qualquer outra forma de dança)

    @Cleidcat : Se amem e/ou façam algum exercício físico ou coreografias exaustivas. No fim, isso também vai levar ao amor-próprio

    @B3njamim: Repense a tua relação com comida, converse essa relação e veja documentários na Netflix sobre alimentação. Comece por "What Tha Health" produzido por Kip Andersen, Keegan Kuhn e Joaquin Phoenix.

    Escuta o Pontes na tua plataforma favorita e depois vem conversa connosco pelo Instagram ou pelo Twitter. Se prefirir, pode enviar-nos um audio por aqui mesmo e teremos todo prazer em responder.

    • 34 min
    Afinal, Qual É A Piada?

    Afinal, Qual É A Piada?

    Vocês pensaram que nós não iríamos problematizar hoje?

    Vivemos uma época onde custa muito pouco para um assunto ou situação polémica cair na internet, viralizar e levantar discussões.

    Talvez para fugir do desconforto de encarar a discussão como deve ser fazemos piada, criamos memes, rimo-nos e partilhamos o nosso riso. 

    Mas será que paramos para pensar no tipo de humor que está a ser produzido e temos o cuidado necessário para não banalizar questões importantes?

    O punchline perfeito justifica oprimirmos pessoas (crescemos todos a ouvir tirinhas sobre o negro preguiçoso, a mulher oportunista, e a gorda espaçosa)?

    Ah, esse politicamente correcto está a estragar tudo...



    Sugestões da semana:

    @leocadeea: Chewing Gum (série criada por Michaela Coel) e "Tá Rindo de quê?" (vídeo no canal do youtube temperodrag)

    @cleidcat: @crabgrasscomic (banda desenhada), "Cara, isto foi bastante específico" (grupo no Facebook) e "Qual é o limite do humor?" (vídeo no canal do youtube @quebrandootabu)

    b3njamim: Porta dos Fundos (canal no Youtube), Louie (série criada por Louie C.K) e Master of None (série criado por Aziz Ansari) - por favor pesquisa sobre os criadores e suas polêmicas antes de decidir assistir ou não.



    #Pontespodcast #Podcast #Mozambibque #Memes #Humor

    • 33 min

Customer Reviews

2.0 out of 5
1 Rating

1 Rating

Top Podcasts In Society & Culture