30 episodes

Toda semana Astrid Fontenelle, Monica Martelli, Pitty e Gaby Amarantos debatem sobre diversos assuntos, seja relacionamentos, saúde, filhos, política, economia, comida, sexo, trabalho ou espiritualidade, nada é tabu para as mulheres do Saia.

Saia Justa GNT

    • Society & Culture
    • 4.7 • 3 Ratings

Toda semana Astrid Fontenelle, Monica Martelli, Pitty e Gaby Amarantos debatem sobre diversos assuntos, seja relacionamentos, saúde, filhos, política, economia, comida, sexo, trabalho ou espiritualidade, nada é tabu para as mulheres do Saia.

    Autoengano - com Lilia Cabral

    Autoengano - com Lilia Cabral

    Lilia Cabral está de volta ao horário nobre. A atriz agora vive Silvana, na reapresentação de A Força do Querer, uma arquiteta rica, bem-sucedida e viciada em jogo. Para ocultar sua condição, ela cria um mundo paralelo de ilusões e mentiras, para a família e para si própria. Seu caso é realmente de compulsão. Mas, muitas vezes na vida, para evitar encarar nossas dificuldades de frente, mentimos para nós mesmos de forma inconsciente, para não enfrentar as mudanças que precisamos fazer. É o chamado autoengano. Fazer de conta que um casamento vai bem, que aquele trabalho maçante te realiza, que o sedentarismo não está afetando sua saúde, que a vida financeira está equilibrada... Como reconhecer e lidar com o autoengano?

    • 23 min
    Fica, vai ter aula! - com Ana Paula Araújo

    Fica, vai ter aula! - com Ana Paula Araújo

    Abandonar os estudos para trabalhar e ajudar nas contas da casa, para cuidar de filhos ou para assumir tarefas domésticas. Segundo o IBGE, das 50 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos, dez milhões, ou seja, 20% delas, não tinham terminado alguma das etapas da educação básica. O fantasma da evasão escolar fica ainda mais presente com a pandemia. A reflexão é urgente: Como fazer com que nossas crianças possam ter uma vida que lhes permita estudar? Quais as políticas públicas mais urgentes para diminuir esses números? Qual o impacto desses números no futuro do país?

    • 18 min
    Criatividade para saltar o abismo - com Christiane Torloni

    Criatividade para saltar o abismo - com Christiane Torloni

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, já alertou que a pandemia do novo coronavírus reverteu décadas de progresso na igualdade de gênero e nos direitos das mulheres. Sofrendo maiores pressões na vida pessoal e profissional, elas ainda fazem parte do grupo cuja taxa de pobreza deve aumentar, segundo relatório da ONU. Há quem aponte a “economia criativa” como uma das saídas para a desigualdade, já que nela muitas mulheres exercem seu lado empreendedora com flexibilidade de horários e espaços de trabalho. O fato é que, com amparo e redes de apoio deficitárias, a criatividade é o que tem salvado o dia de muitas mulheres e suas famílias, mesmo para as que estão no mercado de trabalho formal. Qual a marca de criatividade que cada mulher pode imprimir ao seu redor?

    • 15 min
    Violências contra a mulher - com Padre Julio Lancelotti

    Violências contra a mulher - com Padre Julio Lancelotti

    Nos últimos anos, a gente vem entendendo que se mete a colher, sim, em assuntos que antes eram tratados entre quatro paredes, por casais. Aprendemos a reconhecer os padrões de abuso, os relacionamentos tóxicos, a violência doméstica; e aprendemos que contra eles existe a Lei Maria da Penha e o telefone 180, pra denúncias. A pandemia e a quarentena nos confrontaram com a triste realidade das mulheres que se veem confinadas com seus agressores. O enfrentamento dessas violências sofridas pelas mulheres durante a pandemia é o foco de uma parceria da Globo e do GNT com a ONU Mulheres. “Violência Doméstica e Isolamento” chega hoje a sua segunda fase, e visa conscientizar sobre os sinais de que alguém é vítima de violência doméstica perto de você. Saiba que a violência pode não ser só física, mas, nem por isso, menos grave.

    • 28 min
    A importância da escuta - com Rita Lee

    A importância da escuta - com Rita Lee

    “E aí, tudo bem?” Muitas conversas começam assim, mas às vezes quem fez a pergunta não tem o tempo pra escutar nem interesse na resposta sincera. E às vezes, quem recebe a pergunta também não está preparada para falar, na real, o que está se passando. Na pandemia, mais do que nunca, é hora de “desnormalizar” esse “tudo bem?” e parar para ouvir, de verdade, o que cada um tem a dizer. Em casa, com os amigos ou no trabalho, um momento de empatia e honestidade pode mudar como nos sentimos, o que pensamos, até nossos planos. Estamos atentos ao que os outros nos dizem? É possível ouvir para além das palavras, ou seja, pelos comportamentos, posts e também pelo que os nossos amigos e familiares não estão dizendo?

    • 18 min
    Atenção de peixe - com Juliana Paes

    Atenção de peixe - com Juliana Paes

    Estamos cada vez mais dispersos e sem capacidade de concentração. Alguns especialistas dizem que temos atenção de um peixinho dourado, limitada a 9 segundos. E os tais “nativos digitais”, pessoas nascidas após 1980, que passaram a infância e adolescência em contato crescente com a tecnologia, são os mais atingidos pela perda paulatina da atenção. Especialistas apontam que a falta de atenção já afetou a forma como ouvimos música. Hoje em dia, garantem alguns, jovens ouvem música como quem navega no Tinder. Por isso, é preciso capturá-los nos primeiros cinco segundos. A incapacidade de concentração seria responsável até pela polarização do debate político e social, que se torna cada vez mais irracional e emotivo —uma vez que nos tornamos incapazes de refletir antes de emitir nossa opinião. Num mundo em que a capacidade de atenção é escassa, o que ainda prende nossa atenção?

    • 17 min

Customer Reviews

4.7 out of 5
3 Ratings

3 Ratings

Top Podcasts In Society & Culture

Listeners Also Subscribed To

More by GNT