Saindo do Quadrado Podcast

Rafael Holanda Barroso

🎙️Podcast Saindo do Quadrado🎧 Vamos convidar TODOS os pré-candidatos. Debatedores convidados, sempre com dois entrevistadores convidados e mediado por mim, @rafaelhbarroso

  1. 1D AGO

    🎙️Podcast Saindo do Quadrado🎧 Ep4.9 Ricardo Berzoini

    Ao longo da conversa, abordamos os bastidores da política, o cenário atual do governo, articulações partidárias e os possíveis caminhos para as eleições de 2026. Também analisamos o caso envolvendo o Banco Master e seus desdobramentos políticos e econômicos, além dos impactos dessas questões no ambiente institucional.O episódio traz uma leitura experiente sobre estratégia eleitoral, disputas de poder, alianças políticas e os desafios que devem marcar o próximo ciclo eleitoral no Brasil e no DF.Se você quer entender melhor o cenário político atual e o que pode acontecer em 2026, este conteúdo é essencial.Temas abordados:Política brasileira atualEleições 2026Distrito Federal (DF)Banco MasterEstratégia eleitoralBastidores da políticaPartidos políticos e aliançasRicardo Berzoini é uma grande referência política desde os anos 1980. É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Nascido em 1960, em Juiz de Fora (MG), iniciou sua trajetória como bancário do Banco do Brasil e se destacou no movimento sindical, chegando à presidência do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Foi deputado federal por São Paulo por quatro mandatos (1999–2015) e ocupou diversos cargos de destaque nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, incluindo ministro da Previdência Social, do Trabalho, das Comunicações e das Secretarias de Relações Institucionais e de Governo. Também presidiu o PT em momentos importantes (2005–2010), sendo um dos principais articuladores políticos do partido no Congresso e no Executivo. Ao longo da carreira, atuou especialmente em temas como previdência, relações de trabalho, articulação política e organização partidária.

    56 min
  2. APR 3

    🎙️Podcast Saindo do Quadrado🎧 Ep4.7 - Fábio Félix

    🎙️Podcast Saindo do Quadrado🎧 Ep4.7 - Fábio FélixNeste episódio do Saindo do Quadrado, conversamos com o deputado distrital Fábio Félix sobre trajetória política, direitos humanos e os bastidores da construção de uma atuação pública comprometida com pautas sociais no Distrito Federal.A conversa começa pela infância e adolescência, marcada pelo interesse precoce por política, vivências na igreja e experiências de preconceito na escola — que ajudam a entender a formação pessoal e política do convidado.Passamos pela universidade e por um dos momentos mais marcantes da política estudantil da UnB: a ocupação da reitoria. Fábio relembra os bastidores, os conflitos, as vitórias e como essa experiência moldou sua visão de organização coletiva e construção democrática.Também falamos sobre políticas públicas, atuação em direitos humanos, trabalho com população em situação de vulnerabilidade e os caminhos até a eleição como deputado distrital.Um episódio sobre formação política na prática, disputas de ideias e os desafios de transformar militância em ação institucional.TEMAS DO EPISÓDIOTrajetória pessoal e início na políticaInfância, escola e vivências de preconceitoReligião, fé e contradições dentro das igrejasUniversidade e formação em Serviço SocialOcupação da reitoria da UnBMovimento estudantil e participação políticaReuni e expansão das universidadesDireitos humanos e políticas públicasAtuação com população em situação de ruaCaminho até o mandato de deputado distritalSIGA O PODCAST🔔 Inscreva-se no canal👍 Deixe o like e compartilheSOBRE O CONVIDADOFábio Félix é deputado distrital pelo PSOL no Distrito Federal. Assistente social de formação, atua há mais de 15 anos na área socioeducativa e na defesa dos direitos humanos. Sua trajetória política passa pelo movimento estudantil da Universidade de Brasília, pela militância em pautas LGBT+ e pela construção de políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.

    1h 34m
  3. MAR 29

    🎙️Podcast Saindo do Quadrado🎧 Ep4.6 Vanessa É o Bicho

    🎙️Podcast Saindo do Quadrado🎧 Ep4.6 Vanessa É o Bicho Neste episódio do Saindo do Quadrado, conversamos sobre direitos dos animais, políticas públicas e os bastidores da construção de iniciativas como o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (Pró-Patinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas).A conversa passa por temas atuais e polêmicos: exploração de animais nas redes sociais, animais silvestres como pets, crimes ambientais, zoonoses e a relação entre violência contra animais e violência contra pessoas.Também falamos da atuação dentro do governo federal, da criação do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais e dos desafios de transformar ativismo em política pública — além dos próximos passos com sua pré-candidatura.Um episódio para entender como a pauta animal dialoga com saúde pública, meio ambiente e a vida nas cidades.TEMAS DO EPISÓDIOPré-candidatura de Vanessa É o BichoDireitos dos animais no BrasilPró-Patinhas e SinPatinhasAnimais silvestres x animais domésticosMaus-tratos e novas regras e multasRelação entre violência animal e socialPolíticas públicas e periferiaSIGA O PODCAST🔔 Inscreva-se no canal👍 Deixe o like e compartilheSOBRE A CONVIDADAVanessa Negrini, conhecida como Vanessa É o Bicho, é ativista da causa animal, coordenadora nacional do setorial de direitos animais do PT e atual diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente. Atua na construção de políticas públicas nacionais para proteção animal e é pré-candidata no Distrito Federal.

    1h 21m

About

🎙️Podcast Saindo do Quadrado🎧 Vamos convidar TODOS os pré-candidatos. Debatedores convidados, sempre com dois entrevistadores convidados e mediado por mim, @rafaelhbarroso