Interruptor

Interruptor
Interruptor Podcast

Olhamos para o mundo pelas lentes da cultura, tentando que nunca fiquem embaciadas.

  1. Colonialismo à portuguesa: A experiência (parte 2) - Série Memória Coletiva

    16/06/2021

    Colonialismo à portuguesa: A experiência (parte 2) - Série Memória Coletiva

    Quando o racismo é normalizado, qual o impacto na vida de milhares de africanos e afrodescendentes? Neste episódio, analisamos a experiência atual do pós-colonialismo em Portugal. Falamos das mortes de Alcindo Monteiro e de Bruno Candé, e da ineficácia de um sistema que castiga mais do que protege. E visitamos um dos casos de maior vergonha para o jornalismo nacional: o pseudo-arrastão de 2005. Ouvimos Carlos Pereira (humorista e repórter do 5 Para a Meia-Noite), Vítor Sanches (fundador do projeto e loja cultural Dentu Zona), Paula Cardoso (fundadora da plataforma Afrolink) e Helena Vicente (investigadora do Instituto de Ciências Sociais). Esta é a segunda de duas partes da série Memória Coletiva focadas no colonialismo português (ouve aqui a primeira). Contou com a edição e produção de Ricardo Correia; argumento, realização e voz de Rute Correia. Voz adicional de Tiago Crispim. Leituras e referências adicionais Funcionários da Verdade, Diana Andringa (Tinta da China, 2014), ISBN: 9789896712273 Era uma vez um arrastão, documentário de Diana Andringa, Jorge Costa, Pedro Rodrigues, Mamadou Ba, Joana Lucas, Bruno Moraes Cabral A vítima perfeita - Fábio Monteiro para o Observador (junho de 2014) Contra o esquecimento, os factos – Rui Tavares no jornal Público (junho de 2018) De Alcindo Monteiro a Bruno Candé. Crimes contra as "vidas negras" em Portugal - Marta Grosso e Ricardo Vieira para a Rádio Renascença (julho de 2020) O "sufoco" do racismo em Portugal - João Carlos para a Deutsche Welle (junho de 2020) Mamadou Ba: “Nos últimos 15 anos, mais de dez jovens negros morreram nas mãos da polícia.” - Fumaça (março de 2018) 3 Gráficos para compreender o colonialismo português - Interruptor (maio 2021) Um ecrã em mil tons de branco - Interruptor (abril 2021) Créditos Roger Plexico - Guliver's Travel Park, Thames Town, Aniva Rock Lighthouse e Chateau de Noisy (CC BY-NC-SA) Vasco Completo - Trauma (CC BY-NC-SA) Excertos dos noticiários da noite do dia 10 de junho de 2005, arquivos SIC e TVI

    60 min
  2. 02/06/2021

    Colonialismo à portuguesa: A memória (parte 1) - Série Memória Coletiva

    O colonialismo português não foi mais brando que os outros colonialismos europeus. Neste episódio, fazemos uma contextualização histórica desse período, com ênfase no tráfico humano perpetrado ao longo de séculos com o apoio do Estado português, e falamos das materializações desse legado profundamente racista na nossa sociedade. Ouvimos Paula Cardoso (fundadora da plataforma Afrolink), Helena Vicente (investigadora do Instituto de Ciências Sociais), Carlos Pereira (humorista e repórter do 5 Para a Meia-Noite) e de Vítor Sanches (fundador do projeto e loja cultural Dentu Zona). Esta é a primeira de duas partes da série Memória Coletiva focadas no colonialismo português. Contou com a edição e produção de Ricardo Correia; argumento, realização e voz de Rute Correia. Leituras adicionais 3 Gráficos para compreender o colonialismo português - Interruptor (maio 2021) Um ecrã em mil tons de branco - Interruptor (abril 2021) A liberdade plena é irreversível - Airton Cesar Monteiro para o Comunidade, Cultura e Arte (abril 2021) How Portugal silenced ‘centuries of violence and trauma’ - Ana Naomi de Sousa para a Al Jazeera (março 2021) A última escrava portuguesa morreu em Lisboa nos anos 1930 - Dina Soares para a Rádio Renascença (março 2017) Do apartheid envergonhado à "Preta Fernanda": o rasto de África nas ruas de Lisboa - Margarida David Cardoso para o jornal Público (março 2017) Créditos Vasco Completo - Forever, Trauma e Wormhole (CC BY-NC-SA) Monster Jinx Type Beat - Anti-Fascism Fraternity (CC BY-NC-SA)

    50 min
  3. Capítulo 3: Géneros, autores e expressão pessoal - Série Tiras

    17/02/2021

    Capítulo 3: Géneros, autores e expressão pessoal - Série Tiras

    Neste capítulo, exploramos a diversidade de géneros na banda desenhada com uma visão focada no autor e na sua expressão pessoal. Intervêm (por ordem de aparição): Cecil Silveira: autor e fundador da editora independente Sapata Press Shizamura: autora do webcomic O Sarilho Marcos Farrajota: dirigente da Associação Chili com Carne e bibliotecário na Bedeteca de Lisboa Mário Freitas: responsável pela editora e livraria especializada Kingpin Books Títulos mencionados (com data de edição portuguesa mais recente): "Palestina" de Joe Sacco (2003, atualmente sem edição portuguesa) "Gorazde: Zona de Segurança" de Joe Sacco (Levoir, 2019) "Maus" de Art Spiegelman (Bertrand Editora, 2014) "Sabrina" de Nick Drnaso (Porto Editora, 2019) "Watchmen" de Alan Moore (Levoir, 2016) "V de Vingança" de Alan Moore (Levoir, 2016) "All Star Superman" de Grant Morrison & Frank Whitely (2005-2008, atualmente sem edição portuguesa) "Kingdom Come" de Mark Waid (1996, atualmente sem edição portuguesa) As coleções "Tintim" (Hergé), "Blake & Mortimer" (Edgar P. Jacobs) de "Astérix" (Gosciny e Uderzo) são publicadas pelas Edições Asa Os trabalhos de Hugo Pratt são atualmente editados pelas editoras Ala dos Livros e Arte de Autor “Crónicas da Birmânia”, “Shenzhen” e “Pyongyang” de Guy Delisle (2017-2020, Devir) “Fun Home – Uma tragicomédia familiar” de Alison Bechdel (Contraponto, 2012) “Portugal” de Cyril Pedrosa (Edições Asa, 2012) “Neve nos Bolsos” de Kim (Levoir , 2019) “Nódoa Negra”, antologia de autoras de BD (Chili com Carne, 2018) "Cidades", "Viagens", "Silêncio" e "Raízes", antologias do The Lisbon Studio (G. Floy Studio, 2017-200) “O Sarilho” de Shizamura (edição de autor, 2020) “O Gato Mariano” de Tiago da Bernarda (Chili com Carne, 2018) “Vida de Adulta” de Raquel Sem Interesse (Suma de Letras, 2020) "Moms" de Yeong-shin Ma (2020, atualmente sem edição portuguesa) Fanzine "Sensui" de Dois Vês (2017, sapata press) Créditos: Airtone - "reCreation", "nightingaleRemixed" e "reNovation" (CC BY)

    36 min

About

Olhamos para o mundo pelas lentes da cultura, tentando que nunca fiquem embaciadas.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada